top of page

Miopia: Uma opção?

Há muito se sabe que pais míopes, grandes chances de filhos míopes. Hoje presenciamos com frequência, pais não míopes com filhos míopes. O que está havendo? Passamos de um mundo cêntrico, para um mundo globalizado, em que precisamos estar conectados a cada minuto pelos auxílios eletrônicos, caso contrário, ficaremos excluídos dos amigos, interesses, e tudo mais que vem no pacote da globalização.


Nossos ancestrais andavam encurvados e com a perspectiva de conquistar novas terras, levantaram e passaram andar eretos e assim se fez por centenas e milhares de anos, até que entramos numa parábola inversa, voltamos a nos curvar novamente, agora diante de tablets, laptops, celular, smartphones e tantos eletrônicos, descobrimos o poder da tecnologia, e ela veio como um raio impetuoso se nem sequer esperar nos arrumar para recebê-la.


Hoje o homem passa mais de 80% do seu dia usando a visão de perto e a cada dia mais e mais perto. E o nosso sistema visual? Ele teve que se virar para nos deixar confortáveis com a nova e intensa demanda. Como? Isso mesmo, MIOPIZAÇÃO. A miopização foi o modo encontrado pelo nosso sistema visual para nos adaptar as novas condições de vida. Evolução ou involução da espécie? Isso ainda não sabemos responder, é evidente que nos tornamos prisioneiros de ambientes fechados, onde a luz do sol nem pode dar uma olhada na gente, e em contra partida nosso olho começa a crescer, talvez tentando alcançar a luz antes do entardecer. A rima é verdadeira, mas, não para alcançar o entardecer, “A miopia é uma doença industrial”, define Ian Flitcroft, do Children’s University Hospital de Dublin, na Irlanda. Nossos genes podem até ter um papel ao definir quem se tornará míope, mas foi por causa dessa mudança ambiental que os problemas surgiram. Uma ideia com mais aceitação é a de que o sol estimula a liberação de dopamina diretamente nos olhos. A miopia é causada pelo crescimento excessivo do globo ocular, dificultando a formação de uma imagem na retina. Mas a dopamina parece conter esse crescimento, mantendo o olho saudável afirma David Robson, na BBC future.


É isso mesmo, nosso sistema visual conseguiu se adaptar as nossas condições. Mas tudo tem o seu preço, no pacote da miopia pode vir o glaucoma e os descolamentos de retina, crescimento assimétrico dos olhos, sem falar na alteração comportamental, a falta de socialização. Agora posso te perguntar, miopia é opção? Ou não? Evolução ou involução?


Claudia Maestri

M.D.PhD em oftalmologia

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page